Agrofloresta… Monte Mimo Fevereiro 2017

…anos falando em eucaliptus… ouvindo Eu Kali ptus ptus ptus!

casaMas um dia …num processo acompanhado:    … surge mais uma vez a pergunta… fará sentido aqui no Monte Mimo eucaliptus?      … surge então o desafio de o nosso propósito ser a regeneração da terra e não a produção!   … surgem os moços, Andrea e Duarte, que se propõem a fazer aqui uma experiência …

Vai-se desenhando Re.Pa.So. (Reconhecimento Participado e Solidário), onde se misturam pessoas e sonhos, que tanto se baralham que em modo de parto natural surge … a agrofloresta! Um projecto, vários desenhos, ora em linhas rectas formando quadriculas ora em linhas curvas mostrando os vários planos de corte…

af3Onde? Por baixo da zona de pasto dos animais, mas primeiro muda-se a vedação para a curva de nìvel…

Qual a dimensão e o desenho? Toda a largura (+/- 100 m) da zona de pasto e usando a curva de nível…duas faixas arbóreas de 3 m de largura que no centro têm uma faixa de 5 m para hortícolas… as dimensões estarão pois sujeitas a desvios devido às cruvas de nível.

af6Que ferramentas e que estrutura? Para as linhas arbóreas: A charrua que lavra puxada pelo Mimo, seguida da grade. Depois pela leitura do nível com o Laser marcam-se as curvas de nível no ponto de inflexão (do côncavo para o convexo). Usando enxadas e ancinhos vai-se puxando a terra fazendo a estrutura para captação da água, uma estrutura suave, sensual pois o declive deste terreno é pequeno e assim pede… tendo em conta onde está o ponto de fuga e o ponto de entrada… verificando-se o nível no fundo (côncavo) e na marca de água, tendando prevenir que não haverá fugas por pontos fracos.

af10Que plantas? Com espaçamento de 1 metro: Eucaliptus (100), medronheiros (50), tagasastes (50), pilriteiros (3), giestas, diospireiros ; estacas de: salgueiros, figueiras, romanzeiras, sabugueiros; sementes de : trevo, girassol, espinafre, favas, cravos túnicos, pastinaca, acelgas, funcho, urtigas…

O Fazer? Um chamado a amigos e amigas resultou! Vieram cerca de 15 pessoas, algumas enxadas e ancinhos, a passar um dia de puxar terra, plantar árvores, empalhar…. muita partilha e experiência compartida!

Duas áreas arbóreas desenhadas, formadas e plantadas =190m*3m !

af8Agora é observar e aprender… para já ficaram árvores. plantas, captação da água e um banco de dádiva!

Agradeço pela inspiração e a preserverança do Sérgio;

Agradeço pela inspiração e a vontade de experimentar do Andrea e do Duarte!

Agradeço à terra … às … mãos … !

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s