Parece que morre … mas ascende!

No final de Janeiro começamos a trabalhar a terra com o Macho, charruando… e em meados de Fevereiro, com o apoio de muita boa gente plantámos duas linhas de agrofloresta… 400 árvores, e ainda muitas e variadas sementes!!!

Na estufa, em Fevereiro, colocámos  sementes do lado direito e no lado esquerdo em Março …

 

 

As pilhas de composto foram feitas nos princípios de Dezembro… misturando folhas de oliveira, estrume do Mimo, estrume das galinhas, cinza, ervas frescas e regando com água cada camada…

Em Janeiro demos uma volta ao composto e em Abril …voilá… sai da pilha rumo ao campo!

Na carroça, modelo do ano 2017, construida aproveitando partes de outras viaturas… só vendo a tecnologia é que dá para perceber … the ultimate!

 

Chega o composto aos regos que foram abertos pelo Mimo, com o abre regos. Pela manhã espalhamos o composto.. à tarde fazemos os transplantes.

 

Ou seja em Abril estamos a transplantar o que semeamos em Fevereiro. A rega é levando água a cada planta, durante uma semana… e ela pega! olé!!!

O lado direito da estufa está quase todo transplantado… o lado esquerdo é já de seguida!

No centro estão sementes de árvores… lá para o fim do próximo inverno é que irão ser colocadas na terra.

Entretanto as árvores e sementes que ficaram nas linhas de agrofloresta, em Fevereiro estão vivas e crescem!!!

 

Além dos transplantes destas últimas semanas fizemos a sementeira de diferentes variedades de abóboras, feijão catarino e milho branco!

Seguirá então a continuação dos transplantes e sementeiras. . .  Além dos trabalhos que lhes sucedem, ou seja a aplicação do churume de urtiga nas plantas que já estão pegadas, para lhes aumentar o sistema imunitário, de 15 em 15 dias… passar com a binnete junto às plantas para tirar as ervas que vêm nascendo, montar o sistema de rega gota-a-gota e empalhar… o termino desta fase é criar as estruturas para suportar os tomateiros  e ir tirando os ladrões (capar os tomates)!

A meados de Julho estaremos na fase de transformação das colheitas… secar, fazer polpas, pickles, iguarias que já alguns conhecem…

E venham daí … vocês que querem vir dar uma mão!!! A época de woofing está aberta aqui no Monte Mimo!!! Recebemos quem vier por bem! Contacta-nos para mimo@ecobytes.net

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s