TxaRaM! Queres Vir?

Durante este Inverno investimos muita da nossa energia em criar estruturas de captação de água – swales, de formato suave – a vala e combro , em curva de nível e onde colocámos centenas de árvores e estacas, sementes sem conta… diversidade… diversidade… diversidade…

Em Fevereiro de 2017 fizemos o chamado para desenhar, semear e plantar as duas primeiras linhas em curva de nível e entre elas surgiu a horta com uma nova direcção e rega em gota-a-gota.

Finalmente chegou o broadfork com o Outono e com ele começámos a desenhar a horta de inverno, entre aquilo que ainda permanecia da horta de verão, mas desta vez a perspectiva da verticalidade permitiu-nos apreciar a quantidade de flores, diferentes folhas, árvores… que estava a crescer nos ditos swales… uAu!

Foi aí que ficou claro que queríamos fazer mais dois swales na horta e começar a desenhar swales na área da floresta, no topo do terreno.

As mãos chegadas em Dezembro foram dadas à tarefa de começar a desenhar, semear e plantar no topo do terreno, entre a jovem floresta, os três novos swales, choveu um pouco e a palha que tínhamos colocado por cima manteve a humidade… fomos vendo algumas sementinhas germinando!

Fomos à Festa da Semente e claro partilhámos sementes, estórias e experiências, e como no ano passado também convidámos à ajudada… é sempre bom estar entre gente que tem sonhos compartidos!

Aconteceu no dia 13 de Fevereiro, estivemos praí uns 15 adultos e 6 crianças, pessoas trazendo ferramentas e muita vontade de ajudar! Assim de enxada, de ancinho, de colher de pau fomos fazendo o que era de ser feito… com tempo para tudo! O almoço foi feijão frade com batata doce, acelgas, ovo cozido, azeite com cebola e salsa, azeitonas… 99% ingredientes da nossa horta! Depois do almoço fomos dar um passeio onde apresentámos o nosso percurso relativamente à utilização da água e implementação de árvores no terreno… e porquê escolhemos agora focar a nossa energia na realização destas estruturas de captação de água – os swales! Nesse dia fizemos e finalizamos o terceiro swale na horta. Felizmente houve mãos que ainda ficaram e ainda conseguimos dar a forma, semear e plantar o quarto!

28109643_981635668653914_1203293638_n

…que nos alimenta!

28109347_981616335322514_544091403_n

desenhando a paisagem com linhas suaves – swale!

É Março agora e todos estes swales estão carregados de sementes, árvores, estacas e com tanta água!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mudou entretanto o foco da nossa atenção e já começámos a desenhar a horta de primavera/verão! Na estufa germinam as primeiras sementes para os transplantes de Abril…e na próxima semana segue a sementeira lá dentro! Cá fora, antes desta bendita chuva, fechámos as sementeiras de Outono/inverno e abrimos algumas de primavera/verão… Oxalá o caos se instale e germine tudo por todo o lado!

Fazemos o chamado às MÃOS DADAS – woofers – Voluntários… pois depois destas benditas chuvas txaram… vai haver ervas para todas as mãos, sementes para cada buraco, composto para alimentar as plantas, … e todo um alvoroço característico da Primavera…nós como seres vivos deste planeta também vibramos ao ritmo desta estação, queres vir?

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s