Oferecemos

Os Produtos do Monte Mimo são o resultado do labor familiar, de alguns excedentes da horta, do conhecimento partilhado entre amiguis, do acaso, por tudo e mais alguma coisa sugestões aceitam-se, envia para mimo@ecobytes.net.

PRODUTOS TRANSFORMADOS

O Tomate Seco!


 

O tomate é cultivado e seco aqui no monte, a variedade – San Marzanno é a mais utilizada em Itália para o mesmo fim. Aqui no Monte temos essa mesma variedade mas usamos outras como o coração de boi, mais conhecido pelas sumarentas saladas… Diversidade dá diferentes sabores e cores!

Nesta fotografia a proporção de secagem:  10 kg de tomate fresco resulta em 1 Kg de tomate seco.

O tomate seco é mais consumido durante os meses que não existe tomate fresco no mercado. É ideal para temperar os cereais (massa, arroz, polenta…), seja cozinhado ou em pó directamente na mesa…

A versão que nós temos como produto é tomate seco re-hidratado e colocado em azeite e oregãos, que é perfeito para colocar no pão com uma daquelas fatias de queijo fresco de ovelha…Mas que também serve para cozinhar… re-inventesse o tomate seco à moda alentejana!

 

As Chouriças Vegetarianas


 

Feitas a partir da soja livre de OGM, são fumadas em fumeiro e dão sabor a feijão, favas, ervilhas, grão… arroz integral com grelos e chouriça é a nossa receita favorita… mas também vai bem onde a imaginação a levar!

Esta chouriça pretende servir como condimento. A Soja que usamos é excelente para ser um alimento inerte ou seja facilmente se conserva seca, sem risco de fermentação.

A Soja texturizada contudo é um alimento processado que não deverá ser consumido regularmente em grandes quantidades.

Modo de Preparação:

É importante que quando se cozinha se garanta a hidratação da chouriça, seja pela humidade dos próprios vegetais, seja pela água adicionada, deixando-a cozinhas nesse molho durante minimo 10 minutos.

Validade:

Conservam-se bem num local seco e escuro, não precisam ser congeladas nem de ir ao frigorífico. Pode usar-se um pouco e guardar o resto. A validade é de 4 meses, mas bem guardadas duram mais.

Envio via CTT!!!

chutney de limão

chutney de limão

O Chutney, um molho…


Fresco e forte de sabor… uma explosão de sensações que pode aparecer em qualquer prato, é assim livre este molho agri-doce, sem lei mas cheio de rock!

O chutney de tomate que apresentamos como Ketchup… facilitando assim as interacções entre desconhecidos!

O chutney de limão… hum… num prato com peixinhos da horta… ou pataniscas de alho francês… ou qualquer queijo daqueles bem curados….

 

A Massa de Pimento Cabrón é picante sim senhora!


 

Estes são daqueles cabrón que unos pican y otros no!!!
Pode ser usada para cozinhar e fazer molhos. Para nós mesmo bom é directamente no prato!

Os pimentos padrón quando são deixados na planta até a total maturação ficam vermelhos daí um sabor quente de côr vermelha.

Este é dos primeiros produtos a esgotar!

 

Pimento às tiras ou Massa de Pimentão?


A base é a mesma! Pimento doce cortado ás tiras em salmoura por dois dias e depois ou fica assim ou se faz massa de pimentão. . .

O pimento às tirar fica bem em saladas dada a sua textura ser firme e sabor avinagrado.

Massa de pimentão… hummmm… batata no forno…

 

Beringela em azeite picante


A receita foi enviada pelo amigo de Salerno, Itália. Lembrava-me de ter comido algo muito bom quando andei a passear em 2007 por Itália e depois de fazer a que a avó dele faz, provei e sim era isto… mas ainda assim enviei-lhe dois frascos pelo correio para que ele e a avó provassem…

O resultado agradou a todos! Então toca a fazer … e acrescentei piri-piri, para melhor conservar e que dá aquele …je ne sais quá!!!

 

Doce de Tomate com baunilha, a vagem


Quando, num mercado, passa uma daquelas senhoras , de jeitos de avó alentejana, que cozinhou sempre a grande panela de doce de tomate… digo-lhe: “Venha cá dizer-me que tal lhe parece este doce de tomate!”.

Vão aproximando-se com aquele olhar curioso, observam cor e textura… provam …. respondem “está bom sim senhora!” algumas até o compram!

Aprovado! Demorou os seus anos até que eu percebesse o jeito deste doce… mas foi!

 

 

 

 

Esponja natural, Luffa


Da familia das curcubitaceas, cresce na horta junto ao fejão e milho, apanha-se seca, descasca-se, retira-se as sementes e toca a lavar tudo o que se encontrar… seja corpo, seja loiça… No final da sua tarefa como esponja bota no composto, vai alimentar a terra!

Vantajens da sua utilização: é natural, não irrita a pele, limpa bem a loiça, e não foi produzida à base de processos químicos, lá do outro lado do mundo!

Era a esponja que os nossos antigos utilizavam, não é nenhuma novidade!

 

Feijão Seco e legumes frescos


Levamos para mercados em modo espontâneo! Ou seja, o que há na época…

Aquilo que queremos fazer cada vez mais é que estes produtos sejam procurados e encomendados antes mesmo do seu cultivo. Propomos ás pessoas interessadas em ter feijão seco e/ou legumes frescos vindos do Monte Mimo a falarem directamente connosco, abrindo o espaço para a conversa sobre o quê?/quando?/quantidade?/que valor? … possa este espaço dar origem à cooperação, que alimenta a paisagem regenerativa, da qual todos somos parte!

 

O Monte Mimo pode ser convidado para fazer mercados mas também para eventos vários, se vos fizer sentido é só enviar o e-mail para mimo@ecobytes.net, nós agradecemos!

 

Atenta ao nosso blog e já agora divulga-o, publica-o, envia-o, marca-o, gosta-o e gasta-o!!!!

3 responses to “Oferecemos

  1. albano lemos pires

    olá
    praticam um agricultura biológica?
    obrigado

    • Viva!
      Agricultura biológica é um termo aprovado e rotulado por entidades certificadoras, que regulam e autorizam certos e determinados procedimentos e produtos naturais e alguns produtos sintetizados. Aqui no Monte Mimo o nosso estrume é de ovelha e de galinha, tentamos cuidar os cultivos para que sejam o mais saudáveis possível e utilizamos quase sempre medidas fisicas e ou compostos naturais para combater algum problema com algum cultivo. A certificação é um processo feito por quem está interessado em conhecer o modo como trabalhamos. Se cá quiser vir conhecer-nos, é bem vindo. Estamos à procura de conhecimento que nos permita cuidar cada vez melhor desta terra!! Bem haja!

  2. Podem vender os vosso produtos no site https://sachar.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s